O que é Carta de Concessão?

Você sabe o que é carta de concessão? se você está no processo de se aposentar ou conhece alguém que esteja nesse processo. Esse documento é considerado um dos mais importantes. Fique ligado nesse art ...

O que é Carta de Concessão?

Você sabe o que é carta de concessão? se você está no processo de se aposentar ou conhece alguém que esteja nesse processo. Esse documento é considerado um dos mais importantes. Fique ligado nesse artigo e descubra tudo sobre.

# Mas afinal, o que é carta de concessão?

A carta de concessão é um documento que você recebe assim que você se aposenta, geralmente dividido em três partes.

Primeira parte são seus dados.

Qual tipo de aposentadoria você se encaixa, informações financeiras relacionadas a instituições bancárias, data de ínicio do benefício o e data de quando foi solicitada.

A segunda parte, é como se fosse uma revisão.

É uma memória de cálculo que contém todos os salários que o INSS considerou em todo o processo para aposentadoria, conté, tudo em mínimos detalhes.

A terceira parte é o resultado.

Por lá, consta toda a média do seu salário, todo o tempo de contribuição, fica a fórmula que o INSS aplicou para conceder a sua aposentadoria.

A carta de concessão é um relatório detalhado de todo o processo da sua aposentadoria, enviada sempre quando o requerimento é concedido.

Gostaria de saber mais sobre assuntos relacionados? Leia nosso artigo Autodeclaração Segurado Especial (opens new window)

# O que fazer se a carta de concessão não chegar?

A possibilidade da carta não chegar até você é quase nulo, ela é gerada "automaticamente" para todos os concedidos do benefício.

O que por ventura pode acontecer é alguma demora na entrega, isso pode variar de região também, mas se você fez o procedimento pela internet é possível extrai-la de lá mesmo.

Mas de qualquer forma essa carta vai chegar no endereço informado ao INSS. Com a carta em mãos é só seguir o protocolo, ir até a agência bancária informada e resolver as últimas pendências até receber o benefício.

Se tiver dificuldade procure uma agência mais proxíma, ligue no 135 ou entre no site MEU INSS (opens new window)