Autodeclaração Segurado Especial

Se você se enquadra nessa modalidade, nese artigo saiba um pouco mais sobre a autodeclaração do segurado especial.

O que é segurado especial?

Se encaixa nessa categoria,

  • Produtores Rurais
  • Pescadores
  • Seringueiro
  • Extrativista Vegetal

Isso é, desde que pequenos produtores que trabalham individualmente ou em regime de economia familiar.

A autodeclaração é um documento indispensável para quem tem que se aposentar nessa categoria.

O INSS disponibiliza o anexo sa autodeclaração, existindo três anexos diferente que o requerente deve preencher. Sendo eles:

  • Rural
  • Pescador
  • Seringueiro
  • Extrativista Vegetal.

Cada um possui o seu anexo para preenchimento. Em alguns casos não é necessaário o preenchmeto da autodeclaração, se as informações cabiveis estiverem registradas dentro da carteira de trabalho, só isso valerá como tempo de contribuição e comprovação.

Como ter acesso a Autodeclaração?

Esse processo ocorre de forma automática, por exemplo. Se voê está solicitando esse processo sozinho sem auxilio de um advogado ou até mesmo um procurador, quando você faz o envio dos seus documentos e preenche todas as informações, se não estiver constando nada em sua carteira de trabalho, o próprio INSS manda em resposta (tudo isso dentro do requerimento que você solicitou.

O INSS manda os anexos para serem lidos e preenchidos, após isso você preencherá todas as informações e entrega o documento para a aprovação da previdência.

Lembrando que esse processo é possivel fazer direto pelo site ou aplicativo MEU INSS, isso tudo sem precisar sair de casa.

Gostaria de saber mais sobre assuntos relacionados? Leia nosso artigo

O que é Regime de Economia Familiar?

Essa modalide se enquadra quando o requerente passou a trabalhar no campo com sua fámilia e isso deve contar no ato da solicitação da aposentadoria. De outro lado, existe o trabalho exercido individualmente.

Sempre é importante ser claro nas informações do INSS para o andamento ser mais rápido. Se tiver alguma dúvida entre em contato direto com um atendente do INSS ligando no 135.

Rate this post

Deixe um comentário