Perguntas Frequentes INSS

Nesse artigo vamos destacar as Perguntas mais Frequentes sobre o INSS 2020.

Como saber se tenho direito a aposentadoria?

Essa é uma das perguntas sobre INSS mais frequentes, e de certa forma a regra permanece na maioria dos casos, para melhor entendimento vamos dividir em grupos, e você analisa em qual você se encaixa.

Só para exemplificar:

Trabalhadores com carteira assinada

Trabalhadores com registro em carteira tem o direito de se aposentar por idade nas regras atuais, 60 anos para Mulheres e 65 anos para Homens. ou pelo tempo de contribuição sendo, 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos de contribuição para homens.

MEI – Microempreendedor / Contribuinte individual

Para garantir a aposentadoria nessa categoria, é necessário que você tenha contribuido com o tempo determinado ou tenha chegado na idade para se aposentar.

Como solicitar auxilio maternidade?

Para as mamães que querem solicitar o auxilio maternidade, antes de tudo é necessário que já tenha um cadastro no INSS e também tenha contribuido com no minimo por um ano.

A solicitação é feita totalmente pela internet, aliás para solicitar basta entrar no aplicativo ou site oficial MEU INSS.

Para o seu conhecimento segue abaixo, alguns informativos para o incio da solicitação.

Perguntas INSS

Logo após é so ir preenchendo com as suas informações pessoais enviar e aguardar aprovação.

Para que serve o aplicativo MEU INSS?

Sem duvida, o aplicativo MEU INSS é umas das melhores maneiras de ressolver pendências. Você sabia que é possivel ressolver 95% dos assuntos que são tratados nas agências?

Você pode solicitar diversas categorias, atualizar cadastro, consutar extrato, ver status de solicitações entre outros. Os mais buscados são:

Só para exemplificar

  • Solicitar Aposentadoria
  • Auxilio Doença
  • Auxilio Maternidade
  • Agendar Perícia

Se aposenta com quantos anos?

Nos dias atuais, as idades para se aposentar são de 60 anos para Mulheres e 65 anos para Homens, regra válida para modalidade de aposentadoria por idade.

Gostaria de saber mais sobre Plano Simplificado? Leia nosso artigo PLANO SIMPLIFICADO 2020

O que é teto?

Analogicamente você já ouviu falar em contribuição mínima e máxima né? A contribuição mínima é a porncentagem descontada do seu salário, temos como referência o salário minimo hoje com o valor de R$ 1.045,00 ( Um mil e quarenta e cinco reais) sendo a base de contribuição mínima.

Porém, existe o máximo em ser contribuido que é chamado de TETO no valor atual de R$ 6.101,06. (Seis mil, cento e um e seis centavos)

Afinal, esses são os valores bases definidos.

Deixe um comentário