O que é o INSS

Afinal, você sabe o que é INSS? O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é de responsabilidade do Governo Federal do Brasil, é a autarquia que recebe contribuições para a manutenção da Providência Social.

O INSS é responsável pelo pagamento da tão sonhada aposentadoria, pensão por morte, auxilio-doença e acidente, e alguns outros benefícios previstos pela lei federal.

Quem faz o processamento de todos os dados do INSS é o DataPrev, que é a empresa de tecnologia vinculada ao Ministério da Providência Social.

O que é INSS - Dataprev

Para pessoas que trabalham registradas (com carteira assinada) sob regime CLT, o INSS é descontado da folha do pagamento, ou seja, o funcionário contribui para antes que receba o dinheiro (a empresa se encarrega de realizar os pagamentos das contribuições).

Por exemplo:

Suponhamos que você tenha um valor salarial  mais do que R$ 4.390,24 não será descontado mais do que R$ 482,93 de seu salário.

Além disso o INSS é responsável pelo pagamento de diversos benefícios como:
 
  • Auxilio Doença 
  • Auxílio Maternidade 
  • Auxílio Funeral 
  • Seguro Desemprego
  • Aposentadoria Rural 
  • Aposentadoria por idade 
  • Aposentadoria Especial
  • Pensão por morte 

No caso de aposentadorias por exemplo, é necessário que o beneficiário contribua com um valor de acordo com a sua renda, para estar recebendo o benefício quando necessitar. 

O inss, realmente é uma boa opção para se pensar no futuro, e você pode se encaixar para receber o benefício de várias formas, claro, estando nos requisitos solicitados.

Gostaria de saber mais sobre assuntos relacionados? Leia nosso artigo Tudo sobre prova de Vida

Hoje por conta da pandemia as agências estão com horários reduzidos e quantidade de agendamentos também porém, é possível ser atendido por outros canais de atendimento como Telefone e o site oficial MEU INSS.

Com o telefone fixo é possível fazer ligações gratuitas ligando no número 135, mas ligando de um aparelho celular é cobrado uma taxa de acordo com a sua operadora.

Rate this post

Deixe um comentário