INSS Inicia Pagamento do 13º Salário de Aposentados Até de Setembro

Nesta primeira parcela a taxa referente ao Imposto de Renda (IR) não será descontada

Foto INSS - Rua São Domingos - tudosobreinss.blogspot.comO Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deu início ontem ao pagamento da primeira parcela referente ao 13º salário de aposentados e pensionistas. Os pagamentos serão efetuados até dia 5 de setembro. Quem ganha até um salário mínimo (R$ 724) ou possui cartão com final 1, está na lista dos primeiros a receber o benefício.
Nesta primeira parcela a taxa referente ao Imposto de Renda (IR) não será descontada. O valor será cobrado apenas em dezembro, quando a segunda parcela do 13º for repassada.  Agora, os valores estão sendo depositados junto aos benefícios de agosto, assim como a antecipação de metade do abono de Natal. Segundo a Previdência, as parcelas pagas até o próximo dia 5 somarão mais de R$ 13,9 bilhões, e mais de 27 milhões de pessoas terão direito ao pagamento do abono de Natal.

Como calcular

O valor será calculado com base no total de meses que aposentados e pensionistas receberam o benefício previdenciário, a partir de janeiro de 2014. Assim, no caso de aposentados que começaram a receber a aposentadoria no primeiro mês deste ano, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano e o valor a ser depositado será correspondente a 50% desse total. Caso o beneficiário tenha passado a receber em fevereiro, será calculado o valor sobre os 11 meses, e assim por diante.

Quem não recebe

De acordo com a lei, não podem receber os benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono e de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregada e salário-família.

Por: Guilherme Brussi 

Deixe um comentário