Como conseguir uma aposentadoria integral?

 

Ter o direito de se aposentar após todos os anos de trabalho é o que vários brasileiros desejam quando se enquadram dentro dos requisitos dos planos da Previdência Social.

Entretanto, como conquistar uma aposentadoria integral, visto que as mudanças ligadas a esse direito estão sempre acontecendo?

Então, o primeiro passo é compreender como é possível ao segurado garantir o benefício de maneira total.

O que é a aposentadoria integral?

A aposentadoria integral consiste no benefício recebido sem descontos, ou seja, não há valores diminuídos da média salarial do segurado.

Com as mudanças que foram implementadas depois da Reforma da Previdência de 2019, ficou bem mais complicado receber 100% do valor do salário.

Além disso, sobre a aposentadoria integral antes da reforma, o tempo de contribuição mínimo exigido era de 30 anos para mulheres e 35 para os homens.

Por sua vez, o salário do benefício era calculado a partir da média aritmética simples dos maiores salários de contribuições, correspondente a 80% do período contributivo de julho de 94 até a data da aposentadoria.

Ainda era possível aplicar o fator previdenciário, de maneira que, mesmo sendo considerada integral, por ter a incidência dele, poderia existir uma redução no valor da aposentadoria.

Qual foi o impacto da reforma no cálculo do benefício?

Primeiramente, é fundamental entender a regra geral da aposentadoria depois da implementação da nova lei da previdência.

Para aqueles que se filiariam ao INSS depois da reforma, será exigido 62 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição para mulheres e 62 anos de idade e 20 de tempo de contribuição no caso dos homens.

O salário, por sua vez, será estabelecido conforme a média das contribuições de julho de 94 em diante.

Desse valor, o benefício será de 60% acrescido de mais 2% ao ano de tudo que ultrapassar o período que foi considerado mínimo para aposentadoria.

Diante disso, para receber o valor de 100% da aposentadoria, a mulher precisará atingir 35 anos de contribuição e o homem 40 anos.

Quem pode conquistar uma aposentadoria integral?

Veja as aposentadorias que, com as novas regras, trazem a possibilidade do recebimento integral da aposentadoria:

·        Aposentadoria por invalidez;

·        Aposentadoria da pessoa com deficiência.

Deixe um comentário