Aposentado tem direito ao seguro desemprego?

Nos dias atuais, é normal um trabalhador se aposentar e mesmo assim continuar trabalhando por um longo período. Mas em algum momento aquele trabalhador é mandado embora sem justa causa, e aí? Aposentado tem direito ao seguro desemprego?

Antes de irmos direto ao ponto vamos deixar claro o que é seguro desemprego? O seguro desemprego ele vem para proteger o trabalhador para não ficar sem recursos financeiros e conseguir ingressar no mercado de trabalho posteriormente. No caso do aposentado ele já vem recebendo da previdência social, sendo assim o aposentado que foi desligado sem justa causa não terá direito ao seguro desemprego.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Para trabalhadores em geral, desligados sem justa causa terá direito ao seguro desemprego, desde que fique desempregado após o desligamento (nenhum tipo de registro formal na carteira de trabalho). As regras são diferentes para primeira, segunda e terceira solicitação. para ver os detalhes de cada um acesse aqui  

A empresa é obrigada desligar  o trabalhador que conseguiu se aposentar?

Não, o recém aposentado pode continuar trabalhando normalmente e recebendo a aposentadoria, e essa regra não se aplica a aposentadoria não se aplica a modalidade especial. Quer saber sobre aposentadoria especial? acesse aqui e entenda mais sobre o assunto.

Quando o empregado se aposenta o INSS comunica a empresa?

Para ter a garantia de manter o emprego, é válido que o trabalhador informe a empresa o processo de aposentadoria, até mesmo entregar a certidão de contribuição. Lembrando que todos os status do seu pedido estará disponível no site ou aplicativo MEU INSS,e  é por lá, que o trabalhador fica ciente de como prosseguir com o requerimento. 

Quer saber mais sobre esses assuntos? e ficar por dentro de todas as novidades que estão acontecendo na nova reforma da previdência social? É só acessar aqui e ler nossos outros artigos. 

Deixe um comentário