Aposentadoria por tempo de contribuição- quais os requisitos?

Aposentadoria por tempo de contribuição: quais os requisitos? A aposentadoria é um momento muito esperado na vida de muitas pessoas. É um período em que o trabalhador pode desfrutar do merecido desca ...

Aposentadoria por tempo de contribuição- quais os requisitos?

Aposentadoria por tempo de contribuição: quais os requisitos?

A aposentadoria é um momento muito esperado na vida de muitas pessoas. É um período em que o trabalhador pode desfrutar do merecido descanso após anos de trabalho duro e dedicação. Neste texto, vamos falar sobre a aposentadoria por tempo de contribuição, seus requisitos e como funciona.

O que é aposentadoria por tempo de contribuição?

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que atingiram determinado tempo de contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este tipo de aposentadoria é destinado para aqueles que trabalharam por muitos anos e contribuíram regularmente para a Previdência Social.

Quais os requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição?

Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário preencher alguns requisitos, tais como:

Tempo de contribuição

O tempo de contribuição mínimo exigido para a aposentadoria por tempo de contribuição é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. É importante ressaltar que este tempo pode ser reduzido em casos de aposentadoria especial, que é destinada para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, como ruído, calor, entre outros.

Idade mínima

Além do tempo de contribuição, é necessário ter uma idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição. Atualmente, a idade mínima é de 61 anos para homens e 56 anos para mulheres. No entanto, é importante destacar que a idade mínima pode ser reduzida em casos de aposentadoria especial.

Carência

Outro requisito importante para a aposentadoria por tempo de contribuição é a carência, que é o número mínimo de contribuições mensais ao INSS. Para este tipo de aposentadoria, a carência é de 180 contribuições mensais.

Como calcular o tempo de contribuição?

Para calcular o tempo de contribuição, é necessário somar todas as contribuições realizadas ao INSS ao longo da vida. Este cálculo pode ser feito através do site do INSS ou através do telefone 135.

Também é importante lembrar que existem algumas situações em que o tempo de contribuição pode ser computado de forma diferenciada, como:

  • Períodos em que o trabalhador ficou afastado por auxílio-doença, acidente de trabalho ou licença-maternidade;
  • Períodos em que o trabalhador exerceu atividade rural;
  • Períodos em que o trabalhador exerceu atividades com exposição a agentes nocivos à saúde.

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição?

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser solicitada pelo trabalhador quando ele atinge os requisitos mencionados anteriormente. Para solicitar o benefício, é necessário agendar um atendimento no INSS através do site ou do telefone 135.

No momento da solicitação, é necessário apresentar alguns documentos, tais como:

  • RG e CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato de contribuições ao INSS.

Após a análise dos documentos, o INSS pode conceder ou não a aposentadoria por tempo de contribuição. Caso o benefício seja concedido, o trabalhador passa a receber uma renda mensal vitalícia, que é calculada com base na média dos salários de contribuição ao INSS.

Conclusão

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício muito importante para os trabalhadores que dedicaram anos de suas vidas ao mercado de trabalho. Para ter direito a este benefício, é necessário cumprir alguns requisitos, tais como tempo de contribuição, idade mínima e carência.

Caso você esteja próximo de se aposentar por tempo de contribuição, é importante ficar atento aos prazos e documentações necessárias para solicitar o benefício. Além disso, caso tenha dúvidas sobre a aposentadoria por tempo de contribuição, recomenda-se buscar orientação junto a um profissional especializado em Previdência Social.