Tudo sobre Prova de Vida

Se você é aposentado e pensionista do INSS já deve ter ouvido falar em na prova de vida, mas você sabe qual é a finalidade dela? No começo desse mês as agências autorizadas do INSS começaram a divulg ...

Tudo sobre Prova de Vida

Se você é aposentado e pensionista do INSS já deve ter ouvido falar em na prova de vida, mas você sabe qual é a finalidade dela?

No começo desse mês as agências autorizadas do INSS começaram a divulgar datas para fazer a prova de vida.

# Qual é a finalidade da prova de vida?

A lei prevê que anualmente, todos os beneficiários do INSS devem comprovar ao Governo que estão vivos.

Essa comprovação acontece presencialmente em uma das agências do INSS, em instituições bancárias em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, em consulados e embaixadas ou na casa do beneficiário que tenha alguma dificuldade para se locomover.

# Como saber se preciso fazer a prova de vida?

Geralmente sempre é comunicado ao beneficiário que ele deve fazer a prova de vida, esse procedimento é feito em todos os anos.

É uam forma da previdência ter o controle de todo dinheiro que é pago aos solicitantes.

O segurado que quiser ou, eventualmente, for ao banco, poderá realizar a comprovação de que está vivo, de acordo com o INSS e a Febraban (Federação Brasileira de bancos).

A Febraban menciona que os bancos mantiveram o atendimento aos beneficiários que estejam interessados em renovar suas senhas.

Gostaria de saber mais sobre assuntos relacionados? Leia nosso artigo Tudo Sobre Aposentadoria Programada (opens new window)

# Quem precisa fazer a prova de vida?

Todos os beneficiários do INSS, que recebem qualquer tipo de aposentadoria precisam fazer a prova de vida para continuar recebendo o beneficío, ou seja, todos os beneficiários listados abaixo.

  • Pensão por morte
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por contribuição
  • Aposentadoria por invalidez
  • Auxilio acidente
  • Auxilio doença
  • Salário maternidade

Essas e mais informações estão disponíveis no site oficial MEU INSS (opens new window), e também é possivel contatá-los pelo telefone 135. Lembre-se nunca passe suas informações pessoais como usuários e senhas a terceiros.