Você sabia que a aposentadoria do servidor público é bem dinferente das outras? Nesse artigo vamos falar mais um pouco sobre ela.
# Quais são os Tipos de Aposentadoria para Funcionário Público?
São elas:
- Compusória
A compusória é obrigatório para servidores com 75 anos de idade, ou seja; todos que alcançarem essa idade automaticamente aposentados.
O calculo é feito 60% das médias do salários do servidor mais 2% por ano acima de 20 anos de contribuição.
- Voluntária
Nessa modalidade o servidor tem a escolha de se aposentar após reunir os requisitos necessários. Apesar que pode ter variações de acordo com a data de entrada e saída do serviço público.
Gostaria de saber mais sobre assuntos relacionados? Leia o nosso artigo Auxilio Emergencial 2021 (opens new window)
Funcionário Público
# Pedágio 100%
No pedágio exige 60 ano de idade e 35 anos de contribuição para homens e 57 de idade e 30 de contribuição para mulheres, Assim como 20 anos no serviço público e 5 no mesmo cargo.
É necessário cumprir com o pedágio relativo ao tempo que faltava para se atingir os anos de contribuição necessários na data da reforma.
# Transição por pontos
Transição por pontos exige 61 anos de idade e 35 de contribuição, se homem. E 56 de idade e 30 de contribuição para as mulheres ambos com 20 anos de serviço público, 10 de carreira e 5 no cargo
lembrando que em 2022, as idades minimas sobem para 62 e 57 anos. Para isso esse servidor terá que alcançar 97 pontos com a soma da idade e do tempo de contribuição sendo aplicada para homens. Para as mulheres, é 87 pontos.
Essa soma aumenta anualmente em um ponto, até chegar 100 para a mulher e 105 para o homem. nessa segunda regra de transição também é possivel receber o beneficio com integridade.
Além de ter ingressado no serviço público antes de dezembro de 2003, é preciso ter no mínimo 65 anos de idade, se homem e 62 para as mulheres.